Conheça o que realizamos para o seu marketing interno:
- • Desenvolvimento da diretriz corporativa,
• Campanhas internas,
• Intranet,
• Folder,
• Mural,
• Jornais e revistas corporativas – online e offline,
• Vídeo institucional,
• Balanço Social,
• E-Book,
• Apresentações corporativas e
• TV corporativa.
-
O que é Endomarketing?
O Endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa. Sua tarefa principal é reter e atrair os colaboradores, transformando-os em agentes embaixadores da marca. Os colaboradores mais engajados também vão ajudar a organização a divulgar sua cultura interna.
As ações de endomarketing são tão importantes quanto o plano de comunicação interna dentro das empresas. Esses dois conceitos se confundem muito, por isso, vamos esclarecer cada um.
Qual a diferença entre Endomarketing e Comunicação Interna?
O conceito de Endomarketing traz como finalidade melhorar a motivação dos colaboradores, já a comunicação interna é um elo entre os setores da organização.
Os dois estão interligados, já que um complementa o outro. Sem uma comunicação eficiente entre os setores é provável que os colaboradores não fiquem bem informados e acabem passando dados incorretos ou incompletos para outros setores ou até mesmo para clientes, o que acabará gerando confusões internas ou insatisfação do consumidor, causando assim a desmotivação dos colaboradores.
Por isso é importante alinhar a estratégia de comunicação interna e de endomarketing para que tudo aconteça conforme o planejado. O endomarketing pode contribuir muito também para as estratégias do departamento de RH, já que ele se destina unicamente ao público interno das organizações.
A área de Recursos Humanos da empresa fornece elementos para a composição de políticas e planos de endomarketing, a partir da análise detalhada da formação, comportamento e nível de comprometimento das pessoas que compõem seus públicos internos.
As ações planejadas são focadas no bem-estar dos colaboradores, o que, consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes. São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos e valorizando assim o colaborador.
Vale lembrar que nada disso funcionará se o intuito de motivar não for real. As pessoas sabem quando estão sendo manipuladas e quando recebem uma oportunidade idônea.
Os Benefícios do Endomarketing nas empresas
Uma estratégia bem sucedida de endomarketing aumenta o grau de compromisso e lealdade dos colaboradores com a empresa.
Ouvir o que eles têm a falar e entender suas necessidades pode ser o primeiro passo para criar uma estratégia de sucesso que trará muitos benefícios para a empresa como um todo.
1 – Colaboradores engajados e motivados
Dentre os benefícios almejados está a motivação dos funcionários, uma equipe engajada será mais colaborativa, trará mais ideias de melhorias e será mais consciente sobre os desafios diários da empresa.
Os colaboradores ficam mais motivados ao perceberem que fazem parte de uma organização que preza pela qualidade de trabalho e bem-estar deles.
2 – Melhora do clima organizacional
O endomarketing proporciona um clima organizacional saudável em que os trabalhadores se sentem à vontade, confortáveis e mais satisfeitos.
Com ações relevantes de Endomarketing, os colaboradores sentem-se valorizados por sua empresa e, além de contribuir com um ambiente saudável, serão fiéis a sua marca.
3 – Menor rotatividade de colaboradores
A rotatividade tende a diminuir devido ao aumento da satisfação e compromisso que os funcionários têm com a organização, quando eles confiam na empresa a consequência é tornarem-se mais fiéis.
Também melhora a saúde mental do trabalhador e sua qualidade de vida, diminuindo assim as faltas e licenças por doenças.
4 – Aumento de produtividade
Por fim, ainda se observa um aumento da produtividade dos trabalhadores que realizam o seu trabalho de forma mais eficiente, com consistente redução de custos e aumento de lucros.