Endomarketing

Endomarketing é o conjunto de ações e estratégias de marketing. Elas são destinadas a melhorar o relacionamento interno e bem-estar dos colaboradores da empresa, a fim de envolvê-los no negócio para gerar mais motivação, melhorar a produtividade e, como resultado, conquistar mais clientes satisfeitos.

Você sabia que os colaboradores são os clientes internos de uma empresa?
Elaboramos um conjunto de campanhas e canais de comunicação para engajar e motivar esse público.

Ferramenta estratégica na gestão moderna, o endomarketing (ou marketing interno) é voltado para um público que faz toda a diferença dentro das empresas: os colaboradores. Por meio de inúmeras ações e peças de comunicação, é possível conquistá-los e fazê-los perceber como seu papel é fundamental no ambiente corporativo.

Conheça o que realizamos para o seu marketing interno:

  • • Desenvolvimento da diretriz corporativa,
    • Campanhas internas,
    • Intranet,
    • Folder,
    • Mural,
    • Jornais e revistas corporativas – online e offline,
    • Vídeo institucional,
    • Balanço Social,
    • E-Book,
    • Apresentações corporativas e
    • TV corporativa.
  •  

O que é Endomarketing?

O Endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa. Sua tarefa principal é reter e atrair os colaboradores, transformando-os em agentes embaixadores da marca. Os colaboradores mais engajados também vão ajudar a organização a divulgar sua cultura interna.

As ações de endomarketing são tão importantes quanto o plano de comunicação interna dentro das empresas. Esses dois conceitos se confundem muito, por isso, vamos esclarecer cada um.

Qual a diferença entre Endomarketing e Comunicação Interna?

O conceito de Endomarketing traz como finalidade melhorar a motivação dos colaboradores, já a comunicação interna é um elo entre os setores da organização.

Os dois estão interligados, já que um complementa o outro. Sem uma comunicação eficiente entre os setores é provável que os colaboradores não fiquem bem informados e acabem passando dados incorretos ou incompletos para outros setores ou até mesmo para clientes, o que acabará gerando confusões internas ou insatisfação do consumidor, causando assim a desmotivação dos colaboradores.

Por isso é importante alinhar a estratégia de comunicação interna e de endomarketing para que tudo aconteça conforme o planejado. O endomarketing pode contribuir muito também para as estratégias do departamento de RH, já que ele se destina unicamente ao público interno das organizações.

A área de Recursos Humanos da empresa fornece elementos para a composição de políticas e planos de endomarketing, a partir da análise detalhada da formação, comportamento e nível de comprometimento das pessoas que compõem seus públicos internos.

As ações planejadas são focadas no bem-estar dos colaboradores, o que, consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes. São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos e valorizando assim o colaborador.

Vale lembrar que nada disso funcionará se o intuito de motivar não for real. As pessoas sabem quando estão sendo manipuladas e quando recebem uma oportunidade idônea.

Os Benefícios do Endomarketing nas empresas

Uma estratégia bem sucedida de endomarketing aumenta o grau de compromisso e lealdade dos colaboradores com a empresa.

Ouvir o que eles têm a falar e entender suas necessidades pode ser o primeiro passo para criar uma estratégia de sucesso que trará muitos benefícios para a empresa como um todo.

1 – Colaboradores engajados e motivados

Dentre os benefícios almejados está a motivação dos funcionários, uma equipe engajada será mais colaborativa, trará mais ideias de melhorias e será mais consciente sobre os desafios diários da empresa.

Os colaboradores ficam mais motivados ao perceberem que fazem parte de uma organização que preza pela qualidade de trabalho e bem-estar deles.

2 – Melhora do clima organizacional

O endomarketing proporciona um clima organizacional saudável em que os trabalhadores se sentem à vontade, confortáveis e mais satisfeitos.

Com ações relevantes de Endomarketing, os colaboradores sentem-se valorizados por sua empresa e, além de contribuir com um ambiente saudável, serão fiéis a sua marca.

3 – Menor rotatividade de colaboradores

A rotatividade tende a diminuir devido ao aumento da satisfação e compromisso que os funcionários têm com a organização, quando eles confiam na empresa a consequência é tornarem-se mais fiéis.

Também melhora a saúde mental do trabalhador e sua qualidade de vida, diminuindo assim as faltas e licenças por doenças.

4 – Aumento de produtividade

Por fim, ainda se observa um aumento da produtividade dos trabalhadores que realizam o seu trabalho de forma mais eficiente, com consistente redução de custos e aumento de lucros.

Foco dos projetos de Divulgação Online

Endomarketing
Estratégia

Levantamento e análise das estratégias de marketing.

Endomarketing
Conteúdo e Anúncios

Montagem do conteúdo seguindo a estratégia a ser aplicada.

Endomarketing
Resultados e Análise

Análise dos resultados e ações para medir a eficácia.

Endomarketing

Solicite um Orçamento

Ficou interessado ou esta precisando de uma solução para a necessidade de sua Empresa? Solicite agora mesmo um orçamento.

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Ainda com Dúvidas?

Nos chame no WhatsApp ou no Telegram

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Saiba mais